Via Brasil Logo
Ícone Telefone
(61) 993712871
Imagem Gerenciavel

Turismo

Turismo
30/03/2021

 

Teve início na última segunda-feira (29.03) o curso online de Agente de Informações Turísticas com Ênfase em Atrativos Naturais e Culturais, promovido pelo Ministério do Turismo Ministério do Turismo, em parceria com o campus Guaramiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A expectativa é formar 100 profissionais, entre jovens e adultos, de qualquer parte do país interessados pela área de turismo, hospitalidade e afins, com ênfase em atrativos culturais e de natureza.

O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, destacou a importância da parceria e da pronta resposta dada pelo instituto ao chamamento realizado pelo MTur. “Eu gostaria de, primeiramente, agradecer a rápida resposta ao nosso chamamento público e dizer que este curso se faz necessário aos trabalhadores do nosso setor e ao próprio Ministério do Turismo, visto que buscamos melhorias nesse segmento para gerar emprego e renda para a população. Nada mais justo do que utilizarmos a qualificação para chegarmos a este ponto tão necessário”, disse durante a aula inaugural. 

O curso é realizado no período de 29.03 a 08.07, com carga horária de 280h e engloba, além da formação sobre atrativos turísticos, matérias como comunicação e oratória, ética e etiqueta profissional, tecnologia da informação, empreendedorismo e inovação e inglês aplicado ao turismo, entre outras. O fechamento das notas - com direito à emissão de certificado - ocorrerá no dia 8 de julho.

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, José Wally Mendonça Menezes, ressaltou a necessidade deste curso para o país. “Esse curso vai além. É uma oportunidade ímpar que estamos dando para a força que o turismo tem não só no estado, mas em todo o país. Esse curso de formação mais que extrapola essa magnitude. É a oportunidade de mostrar as riquezas da região e a conectividade de todo o Brasil”, declarou.

A prefeita de Guaramiranga (CE), Roberlândia Ferreira, declarou a responsabilidade do município com a chegada deste curso. “Este curso vem para fortalecer e enriquecer o profissional do nosso município. Guaramiranga vive do turismo, e este curso só trará bons frutos e principalmente colocar profissionais bem capacitados no mercado”, finalizou.

ACORDOS - O curso integra um conjunto de acordos firmados pelo MTur com instituições de ensino para ofertar capacitação gratuita e permitir a retomada segura e de qualidade do turismo. Há parcerias, por exemplo, junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Instituto de Educação de Rondônia/Acelibras, entre outras entidades.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Receba nossos destaques por email, cadastre-se: